Tratamento do
Cisto Sinovial

O que é?

Cisto sinovial é uma das principais motivações para consulta médica com o especialista em cirurgia da mão. O paciente costuma apresentar-se no consultório com a queixa de que um “caroço” surgiu recentemente, de modo totalmente espontâneo ou após um esforço acima do usual.

Algumas características são muito típicas de cisto sinovial. Por exemplo, é uma das poucas lesões que, após seu surgimento, pode rapidamente modificar-se ou mesmo diminuir de tamanho. Algumas vezes o paciente já vem na consulta informando que a “bolinha havia surgido, desaparecido e então apareceu novamente. Além disso, alguns locais são mais frequentes para seu aparecimento. O dorso do punho é onde vemos a maior parte dos casos. Também é frequente no aspecto palmar do punho, da base dos dedos (cisto de bainha de tendão) e na articulação mais próxima da ponta dos dedos (região dorsal da articulação interfalangeana distal - chamado de cisto mucoso).

Apesar de possuir na maior parte das vezes um aspecto endurecido, seu interior é gelatinoso, constituído por um liquido denso de constituição similar ao liquido sinovial que lubrifica nossas articulações. Na maior parte das vezes o cisto não produz sintomas. Quando do seu surgimento ou modificação rápida de volume, pode causar irritação nas estruturas adjacentes até que haja uma adaptação das estruturas locais. Em alguns casos cistos muito grandes podem ser antiestéticos.

Em termos de exames complementares, a eletroneuromiografia é o exame mais utilizado para a confirmação diagnóstica. Neste exame é testada a condução elétrica dos nervos ao longo do trajeto pesquisado. Além de identificar alterações compatíveis com a síndrome do túnel do carpo, também pode demonstrar alterações do nervo mediano em outros níveis (cotovelo, cervical,…) assim como alterações dos outros principais nervos do membro superior.

Exames de imagem eventualmente podem trazer informações adicionais, como a Ecografia e a Ressonância Nuclear Magnética. Estes exames não conseguem mostrar o funcionamento do nervo, mas podem demonstrar alterações em seu formato, assim como se existe alguma inflamação ou lesão cística/tumoração que esteja causando aumento da pressão dentro do túnel.