Tratamento de
Fraturas de Punho

O que é?

As fraturas do punho são muito frequentes, a maior prevalência entre tais lesões nos membros superiores, envolvendo pacientes de todas as idades. A anatomia contempla os ossos do antebraço (rádio e ulna), os ossos do carpo (escafóide, semilunar, piramidal, hamato, capitato, trapézio e trapezóide) e a base dos metacarpos.

Essas fraturas podem ter características muito variadas conforme a zona acometida. Fraturas do escafóide, por exemplo, tem risco alto de não consolidar e eventualmente demoram para ser diagnosticadas. As fraturas do rádio distal, por outro lado, podem levar a uma deformidade marcada no punho, e exigem cuidados especiais para recuperar o alinhamento ósseo e reabilitar adequadamente.

Na criança essas fraturas respondem bem ao tratamento com imobilização gessada, ficando o tratamento cirúrgico reservado para casos muito deslocados ou com envolvimento articular.

Quanto mais nova a criança, maior a chance de evoluir bem com o tratamento não-cirúrgico e a capacidade do organismo de corrigir o alinhamento ósseo com o crescimento.

No adulto também priorizamos o tratamento conservador, especialmente em fraturas com pouco ou nenhum desvio, utilizando imobilização gessada ou órtese/tala personalizada.

Em casos que não se aplicam para tratamento conservador, a indicação de cirurgia está relacionada a uma série de critérios que envolvem as características do paciente, da lesão ou instabilidade da fratura.

Diversas técnicas podem ser utilizadas, como placa bloqueada, fixador externo, fios de kirschner, …

Uma característica fundamental para o tratamento dessas fraturas é manter um acompanhamento adequado e com uma reabilitação precoce sempre que possível. Por vezes o tratamento é prolongado e a recuperação funcional deve ser trabalhada desde cedo. Além disso, em idosos devemos avaliar a presença de osteoporose, pois uma fratura de punho pode ser um evento sentinela e nos avisar do risco de outras fraturas por insuficiência óssea, como as fraturas do quadril ou da coluna vertebral.