Reabilitação

A terapia de mão é parte integrante e fundamental no tratamento das lesões envolvendo a mão. Embora haja uma variedade muito grande de doenças envolvendo as mão, a preocupação com a recuperação é uma constante. O maior desafio, sem dúvida, está em obter uma recuperação rápida, com mobilidade ampla, função satisfatória e sem dor ou edema.

Justamente nos casos mais complexos, quando a dor e/ou o inchaço dificultam a retomada da função, ou a fragilidade nas áreas lesadas levam ao desejo por parte do paciente por proteção e imobilização do membro, é que a terapia especializada de mão ganha maior importância.

A experiência na área, associada a técnicas elaboradas e uso de órteses, perfazem um reforço importante nestes momentos mais difíceis.

Nas lesões tendinosas, a reabilitação precoce tem sido cada vez mais uma constante, com o uso de protocolos amplamente aceitos.

Em alteraçoes degenerativas, como na Rizartrose (artrose na base do polegar), o uso de órtese pode trazer alívio e conforto.

Em fraturas, além da reabilitação precoce, pode-se também lançar mão de imobilizadores feitos sob medida.

Enfim, a terapia de mão oferece uma oportunidade de recuperação que, sem dúvida, não pode ser ignorada por qualquer equipe que atue nesta área. O atendimento mutidisciplinar é o que existe de melhora para a recuperação dos pacientes, especialmente nos casos mais graves e de difícil solução.